Linhas de Pesquisa
Área de Concentração
História, Cultura e Poder
Os historiadores do Programa de Pós-graduação em História (PGH) concebem suas pesquisas a partir de duas dimensões interconectadas: a primeira delas é a cultura, pensada como modos de vida traduzidos em artefatos (a arte, a cultura material...) e ações (rituais, hábitos, regras...), mas também como práticas e representações construídas, compartilhadas e continuamente ressignificadas. Considera-se que a cultura molda e é moldada pelos sujeitos históricos em processos tensos e contínuos que ganham visibilidade nas formas de agir, pensar e sentir cotidianas. É, pois, no campo da História que as práticas culturais ganham inteligibilidade. Nesta perspectiva procuramos pluralizar o raio de ação dos sujeitos, seus lugares sociais e suas múltiplas relações, com o objetivo de, valorizando as suas dinâmicas em perspectiva histórica, perceber consensos, estratégias e conflitos engendrados por suas experiências. Nesse sentido, entendemos que a cultura, historicamente dimensionada, franqueia aos pesquisadores possibilidades de esquadrinhar desde consensos e estratégias de sociabilidades a conflitos e formas de pertencimento em perspectivas de classe, gênero, étnico-racial, geracional e institucional, bem como aquelas formas relacionadas às disputas por narrativas de identidade local, regional ou nacional.
A segunda dimensão definidora da nossa área de concentração diz respeito ao poder. Poder é aqui entendido em perspectiva relacional, isto é, como o conjunto de relações que produzem formas de subordinação e insubordinação, de ordem e contestação na sociedade. Assim concebidas, as práticas de poder se disseminam pelo conjunto da vida social, traduzindo-se inclusive em manifestações de micropoderes, mas, ao mesmo tempo, se adensam em relações, práticas e instituições políticas determinadas. Tal opção nos leva a considerar a historicidade, a multiplicidade e a complexidade das práticas de poder e os distintos lugares sociais que elas desenrolam, suas dinâmicas e modalidades de exercício, isto é, seus múltiplos campos, redes e efeitos em diferentes lugares e épocas. É por esta perspectiva que nos interessamos pelas lutas, formas de organização política e movimentos sociais construídos por sujeitos históricos em diferentes contextos. Também nos interessam os modos de inscrição e representação política dos conflitos sociais materializadas no Estado, bem como em outras instituições como as religiosas, científicas e educacionais.
Poder e cultura, porém, ainda que proponham problemáticas específicas em seus próprios campos, não são concebidas na definição da área de concentração como exteriores um ao outro, mas como dimensões mutuamente implicadas. A história é vivida pelos sujeitos como uma experiência que se funda no cruzamento e interação entre as mais variadas dimensões da existência social. Eis porque as diferentes dinâmicas culturais podem ser vistas como dispositivos inscritos em certas relações de poder (e vice-versa). Na historiografia contemporânea a tentativa de pensar esta multidimensionalidade traduz-se em conceitos tão diversos como experiência, identidades, campo, representação e hegemonia, dentre outros. Ainda que desenvolvidos a partir de distintos quadros teóricos e certamente guardando entre si diferenças significativas, estes conceitos sinalizam a nossa procura por um conhecimento histórico distante de reducionismos e simplificações e mais próximo da pluralidade e riqueza da própria História.
Linhas de Pesquisa
Cultura, Identidades e Linguagens
A linha problematiza a história das práticas de produção de sentidos, representações e da construção de identidades. Articulam-se na linha 1 os estudos sobre relações étnico-raciais, as experiências da escravidão e das estratégias de luta pela liberdade, o lugar dos negros, indígenas e seus descendentes na história nacional; estudos sobre as relações de gênero que interrogam a sociabilidade e o cotidiano de homens e mulheres, bem como a construção de identidades de gênero (masculidades, feminilidades, homossexualidades, transgeneridades, etc); estudos voltados para a discussão do corpo, na perspectiva de sentidos socioculturais, práticas de uso corporal (inclusive os esportes) e representações; pesquisas sobre identidades geracionais, problematizando a infância, a juventude, a adultidade e a terceira idade; projetos relacionados às narrativas identitárias que remetem ao local, regional, nacional e outras formas de recorte da territorialidade; estudos sobre as práticas culturais e sociabilidades urbanas; projetos de pesquisa com fontes orais que se interessam por tradições e memórias empregadas como estratégias de enfrentamento e elaboração identitária; estudos voltados para as diversas modalidades de linguagem como expressões culturais em seus sentidos práticos e representacionais, tais como a oralidade, os textos literários, os artefatos audiovisuais, os objetos iconográficos, dentre outras.
Professores relacionados:
- Aldo José Morais Silva
- Ana Maria Carvalho dos Santos
- Andréa da Rocha Rodrigues Pereira Barbosa
- Clovis Frederico Ramaiana Moraes Oliveira
- Elciene Rizzato Azevedo
- Luís Vitor Castro Júnior
- Marcial Cotes (Colaborador)
- Maria Aparecida Prazeres Sanches
- Rinaldo Cesar Nascimento Leite
Cultura, Sociedade e Política
Na linha 2 estão vinculados pesquisas sobre movimento operário e sobre a memória das lutas sociais no século XX que operam conjugando questões sobre experiência e consciência dos grupos sociais subalternos e sobre as formas de manifestação política dos conflitos sociais no Brasil; estudos de história política, direcionadas a sujeitos, partidos, instituições e instâncias do poder local, estadual ou nacional; os estudos sobre o campo religioso brasileiro e sobre as representações coletivas do sagrado, dirigindo o olhar para as múltiplas possibilidades de manifestação da religiosidade; projetos que investigam sujeitos, práticas e instituições atuantes na produção e divulgação dos conhecimentos científicos e no processo de profissionalização das ciências; estudos que discutam propostas e experiências sobre a educação como política pública, estratégia de promoção do desenvolvimento regional/nacional ou questão social, bem como histórias institucionais de unidades de ensino; discussões relacionadas ao ensino de História em diversos períodos do passado brasileiro; os estudos sobre povoamento, estrutura fundiária e produção econômica no sertão da Bahia.
Professores relacionados:
- Augusto Fagundes da Silva dos Santos
- Brian Gordon Kibuuka
- Carlos Augusto Lima Ferreira
- Elizete da Silva
- Eurelino Teixeira Coelho Neto
- Fábio Santana Nunes Colaborador)
- Igor Gomes Santos (Colaborador)
- José Augusto Ramos da Luz
- Rodrigo Osório Pereira