Grupos e Núcleos
CEDOC (Centro de documentação e pesquisa)
O CEDOC é um centro de pesquisa criado em 1999 que tem por objetivo preservar e divulgar documentos textuais, orais e iconográficos gerados por instituições públicas e privadas, por grupos ou indivíduos do contexto geo-histórico de Feira de Santana, fomentando a investigação histórica do meio rural e urbano. O acervo do CEDOC reúne documentos para pesquisas sobre relações sociais na família, na vizinhança, no trabalho, na vida política e econômica. No CEDOC está disponível para pesquisa o seguinte corpo documental:
a) Documentação Judiciária de Feira de Santana (varas crime e civil; séculos XIX e XX) – proveniente do Fórum Desembargador Filinto Bastos, com identificação e catalogação resultantes de levantamento preliminar e em processo de organização definitiva.
b) Biblioteca de Apoio do CEDOC (BACEDOC) – Conjunto de catálogos diversos da documentação histórica brasileira e títulos bibliográficos de apoio.
c) Acervo pessoal do pesquisador José Luís Pamponet Sampaio – com detalhado levantamento voltado para o processo de industrialização de Salvador e Recôncavo Baiano nos séculos XIX e XX;
d) Acervo de História Oral-Fitas cassetes e transcrições respectivas contendo depoimentos de personagens (anônimos e populares) da história de Feira de Santana. Esse material foi produzido nos cursos e oficinas de História Oral ministrados na UEFS por diferentes professores em períodos também diversos entre os anos 1980 e 2000.
O CEDOC está equipado para receber doações de documentos históricos, sejam públicos ou particulares e de publicações compatíveis com seu perfil.
Instalações:
Sala de arquivo conta com um desumidificador de ar que oferece as condições ambientais necessárias para a conservação dos diversos documentos armazenados nesse espaço. Sala de triagem e catalogação é o ambiente para o trabalho de limpeza, separação e organização da documentação histórica. A sala de pesquisa possui seis mesas acompanhadas de cadeiras para uso dos consulentes. A secretaria constitui um ambiente de acolhimento para facilitar e controlar o acesso dos pesquisadores à documentação.
Atividades:
1. Organização, sistematização e disponibilização para consulta a pesquisadores;
2. Formação de pesquisadores na área de História, mediante cursos e oficinas, nas áreas de tratamento de arquivos, organização de fontes históricas, bem como de treinamento para leitura de documentos manuscritos e metodologia de trabalho com fontes do judiciário.
Publicações:
1. Inventário dos Documentos Históricos do Poder Judiciário – registrando os documentos históricos provenientes de três acervos distintos do Fórum Desembargador Filinto Bastos, devidamente organizados no arquivo do CEDOC.
2. Catálogo José Luis Pamponet Sampaio – apresentando todo o acervo do citado professor concernente às suas pesquisas realizadas sobre a indústria em Salvador e no Recôncavo nos séculos XIX e XX.
Coordenação: Prof. Ms. Zeneide Rios
Maiores informações podem ser obtidas na página: http://www.uefs.br/dchf/cedoc
CPR (Centro de Pesquisas da Religião)
Organizado em 1999, o CPR tem como objetivo central o estudo dos fenômenos religiosos em suas variadas manifestações. Reúne pesquisadores sobre Religião e Sociedade, História da Religião, Religião e Cultura e, assim, contitui-se como um espaço onde as representações do sagrado e sobre o sagrado são trabalhadas e pensadas de forma interdisciplinar, privilegiando os aspectos antropológicos, sociológicos e históricos. Está instalado em sala do VII módulo do campus universitário, equipada com mesa, cadeiras, armário, estantes e computador conectado à rede mundial.
Coordenação: Dr.ª Elizete da Silva
Pesquisadores:
Drª Elizete da Silva, Dr. Júlio Braga e Dr. Ronaldo Senna
GPENH (Grupo de Pesquisa em Ensino de História)
O Grupo tem por finalidade discutir e refletir sobre a dinâmica social e a sua relação direta com o processo de formação e atuação profissional do professor, buscando compreender o ensino de História no contexto dos acontecimentos vendo no seu ensino um papel relevante na superação da exclusão social, na construção da cidadania e na emancipação social e política dos sujeitos históricos. Conta com duas linhas de pesquisas.
A) Ensino de história, culturas escolares e cotidiano. A linha de pesquisa tem por objetivo perceber quais são os elementos que interferem na (de)formação dos professores de História no cotidiano da sala de aula e como o tipo de prática profissional afeta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, aproximando-os ou não da respectiva área de conhecimento. Ademais, busca compreender as culturas escolares que se constituíram ao longo da História da Educação na Bahia, bem como as práticas docentes que se estabelecem no cotidiano escolar.
B) Formação de Professores. Analisar a questão da formação de professores de história, articulando-a com a trajetória docente nas escolas públicas e privadas, no sentido de compreender a problemática e os condicionantes em que os professores estão envolvidos. Dessa forma, busca refletir sobre as políticas de formação/qualificação de professores em exercício no estado da Bahia, a partir dos aspectos políticos econômicos e culturais.
Coordenação: Prof. Dr. Carlos Augusto Lima Ferreira e Prof. Dr. José Augusto Ramos da Luz
Pesquisadores:
Dra. Celeste Maria Pacheco de Andrade, Ms. Luciene Souza Santos, Ms. Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas, Ms. Simone Dias Cerqueira de Oliveira, Ms. Valter Guimarães Soares, Ms. Jackline Silva lopes, Ms. Antonieta Miguel e Ms. Luciana Oliveira Correia.
Grupo de Pesquisa História das Ciências no Brasil, com ênfase na Bahia
O grupo tem suas bases nas pesquisas de doutoramento realizadas pelos seus líderes/pesquisadores, José Carlos Barreto de Santana, André Luís Mattedi Dias, e Francisco Antônio. A partir desses trabalhos constituiu-se o coletivo de pesquisa que vem publicando artigos e comunicações em revistas especializadas (História, Ciências, Saúde - Manguinhos; Revista da SBHC, Revista Brasileira de História da Matemática, Science in Context) e eventos científicos profissionais (ANPUH, SBHC, SBHMAT), bem como orientações de iniciação científica, especialização e mestrado, junto aos cursos de graduação da UEFS, aos cursos de especialização em História da Bahia e Desenho, Registro e Memória (UEFS) e aos programas de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS), Literatura e Diversidade Cultural e Desenho, cultura e interatividade (UEFS). Já foram defendidas cinco dissertações de mestrado, e há outra em fase final de elaboração. Estão em andamento pesquisas sobre as ciências e a tecnologia na Bahia, focando atividades, instituições e personagens, como, por exemplo, sobre Teodoro Sampaio (séc. XIX-XX); sobre a formação da identidade profissional e da identidade de gênero das mulheres matemáticas da Universidade da Bahia (1946-1968); sobre os aspectos tecnológicos da implantação das ferrovias no Estado da Bahia (séc. XIX-XX); sobre a Fazenda Cruzeiro do Mocó: tecnologia e reprodução de animais no sertão baiano; sobre as ciências naturais no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (séc. XIX) e sobre a memória e a historiografia da matemática no Brasil contemporâneo. O grupo dispõe de instalações no prédio de Laboratórios de Ciências Exatas (módulo 5 do campus universitário) equipadas com computadores, impressoras, scanner, mesa para reuniões, armários estantes de aço. Dispõe também de uma biblioteca de apoio.
Coordenação: Dr. José Carlos Barreto de Santana
Pesquisadores:
Dr. José Carlos Barreto de Santana
LABELU (Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais)
Organizado em 2005, LABELU reúne professores e alunos da área de História que têm como campo de investigação a esquerda e as lutas sociais no século XX. Desenvolve, entre outras atividades, o trabalho de identificação, reunião e organização de acervos sobre as lutas sociais. Está instalado em sala do VII módulo do campus universitário. Atualmente, o LABELU mantém sob sua guarda as seguintes coleções documentais:
1) Coleção Gerinaldo Costa trata-se de documentação reunida ao longo de duas décadas de militância na vida política- partidária, sindical e nos movimentos sociais. Compõe-se de milhares de peças (documentos impressos, manuscritos, fitas de audio e video, fotografias) acondicionados em caixas e ainda não classificados ou organizados.
2) O acervo reunido por Eurelino Coelho em suas pesquisas no doutorado, composto de aproximadamente mil documentos escritos (teses, resoluções e textos de circulação interna) sobre o Partido dos Trabalhadores, acondicionados em pastas e caixas arquivo e parcialmente classificados e organizados .
3) O acervo do Diretório Central dos Estudantes da UEFS, ainda não organizado, composto por dezesseis caixas com documentação impressa e manuscrita, cobrindo vinte e quatro anos de vida do DCE.
Coordenador: Dr. Eurelino Coelho
Pesquisadores:
Dr. Eurelino Coelho e Ms. Larissa Penelu Bitencourt Pacheco
Maiores informações podem ser obtidas na página: http://www.labelu-uefs.blogspot.com
MULIERIBUS (Nucleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Relações de Gênero)
Mulieribus foi criado em 1996 e reúne grupos de pesquisa sobre violência doméstica, mulher rural e a seca, a prostituição infantil, relação de gênero e educação. O caráter interdisciplinar do núcleo tem permitido o diálogo entre pesquisadores das áreas de história, sociologia, antropologia e educação que compartilham as investigações sobre gênero.
Está instalado em sala própria, no VII módulo do campus universitário, equipada com mesas, cadeiras, estantes, armários, computador ligado à rede mundial, impressora. Possui ainda uma pequena biblioteca de apoio.
Coordenação: Drª Sônia Lima de Carvalho
Pesquisadores:
Dr.ª Acácia Batista Dias, Drª Adriana Dantas, Drª Maria Aparecida Sanches, Drª Márcia Maria da Silva Barreiros Leite, Drª Ione Celeste Jesus de Sousa, Drª Sônia Lima de Carvalho e Drª. Verbena Laranjeira Pereira.